VULNERABILIDADE NA LINHA UBIQUITI PERMITE QUE VÍRUS CAUSE INTERRUPÇÃO DE INTERNET
Pelo menos 800 mil usuários do Brasil de aparelhos Ubiquiti podem ser afetados com o vírus.
Uma vulnerabilidade em parte dos firmwares dos produtos Ubiquiti acabou prejudicando milhares de clientes de provedores de internet nesta sexta-feira, dia 13, em todo o mundo. Existe exemplos de provedores no qual foi resetado de 1 ate 1.200 antenas de clientes e repetidoras.
A vulnerabilidade conhecida como “Skynet” permite o acesso sem a necessidade de autenticação. Faz parte da vulnerabilidade ainda um ‘worm’ que permite a auto propagação, quando o worm se instala ele comete algumas alterações causando a interrupção do sinal de internet para usuários, ele é capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de equipamentos para outros equipamentos de clientes.
Segundo uma pesquisa realizada através do Google pela nossa reportagem, o vírus já cometeu ataques em 2012 e 2011 e já era conhecido pela empresa fabricante dos aparelhos. Até o momento alguns procedimentos a serem realizados estão sendo estudados por técnicos, procedimentos estes que podem somente atrasar que o vírus se propague por toda rede ou finaliza-lo para que não atinja novos aparelhos transmissores de sinal.
De acordo com o gerente da empresa Alto Vale Net, Diogo Jonathan Vicenzi, alguns clientes foram infectados com o vírus, onde primeiro ele atinge o computador e logo espalha pela rede atingindo aparelhos que recebem o sinal da internet na casa do cliente. “Nossos técnicos estão trabalhando intensamente, 24 horas, para o mais breve conter o vírus e normalizar o acesso para alguns clientes”, destacou Diogo.
No Brasil, segundo uma reportagem de dezembro de 2015, mais de 800 mil usuários podem ser afetados com o vírus, sendo clientes de diversos provedores.
FONTE:
Diário Alto Vale